segunda-feira, 1 de abril de 2019

Duas Rainhas


 Mary Queen Of Scots (Duas Rainhas) é mais um filme sobre a monarca católica que desafiou a Inglaterra de Elizabeth I (filha de Henrique VIII e chefa da igreja anglicana). Com roteiro de Beau Willimon e John Guy com base no livro deste ultimo, consegue dimensionar o conflito histórico graças à excelente cenografia (recria-se bem a época) e grandes interpretações de Saoirse Ronan (Mary) e Margot Robbie (Elizabeth). Os outros filmes no assunto passam primeiro pelo curta metragem produzido por Thomas Edson  The Execution of Mary Stuart”(1895) dirigido por Alfred Clark, seguindo-se “Mary Stuart Rainha da Escocia”(Mary of Scotland/1936)de John Ford e Leslie Goodwin, “Mary Queen of Scots” (1971) de Charles Jarrot, “Elizabeth”(1999) de Shekhar Kapur,”Mary, Rainha da Escocia”(Mary Queen of Scots/2013) de Thomas Inbach e “Elizabeth, A Era de Ouro”(2017) de Shekhar Kapur.
            O novo filme prefere delinear o perfil de Mary, seu relacionamento na corte da Escocia e seu casamento. Só no final focaliza o embate com a prima Elizabeth, e chega o seu sacrifício sendo degolada por ordem da rainha inglesa.Por sinal a primeiro sequencia é da morte de Mary, sem maiores detalhes de quem e de como se deu o fato.
            Um dos melhores filmes sobre  o assunto. Ainda bem que está sendo anunciado em nossos cinemas, oxalá nos de Belém (e melhor ainda em copia legendada).  Vale aguardar e conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário