quinta-feira, 5 de maio de 2011

Em DVD

Buñuel, como Bergman, fez melodrama. “Assim É A Aurora”(S’Apelle Aurore/França,1956)é pra chorar. Médico de província, casado, ama outra e protege um aldeão que matou um homem por achar que era o responsável pela morte de sua mulher doente. No fim matam o tal homem mesmo com a proteção do doutor. A mulher de direito desse personagem vai embora com o pai dela que não aceita a proteção que se dá a um assassino. Mas é um caminho para o plano final do médico com a nova eleita numa praia vistos de cima e do alto. Não sei é onde ficou a aurora do titulo, mas só faltou um bolero para figurar no rol da velha Pel Mex, a produtora estatal mexicana que trazia aqueles filmes cebolínicos (faziam a vez de casca de cabola) com uma canção de Augustin Lara ou colegas dele assinalando dramas.
“Assim É A Aurora” saiu agora em DVD no Brasil. Já o havia visto com outro nome nos primeiros anos do Telecine.
Bom é “De Porta em Porta”(Door to Door/EUA,2002) de Steven Schacher.Feito para a TV o filme conta a odisséia de Bill Porter, mutilado ao nascer pelo uso de fórceps. Criado pela mãe (o pai é ausente) arranja emprego de vendedor numa época anterior às compras “on line”. O patrão dá-lhe a chance como esmola, endereçando-o a um bairro difícil. Mas os fregueses começam a comprar por dois motivos: pena do aleijado e curiosidade no seu modo de agir. Ganha o titulo de vendedor do ano. Consegue pagar a internação da mãe, com Alzheimer, num asilo, e arranjar uma empregada que se transforma na maior amiga. Relutando sempre em aceitar favores, trabalha contra o tempo e a moda.
O desempenho de William H. Macy é fantástico. Lembrei o Charles Laughton em “O Corcunda de NOtre Dame”. O ator consegue pular a caricatura e tornar sensível ao público um personagem real e difícil.A direção é pródiga. Não conhecia nada do filme. Peguei o DVD por sorte.Valeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário