terça-feira, 3 de maio de 2011

O Circo Passou

“Agua Para Elefante” é um filme ambientado no circo. Desde “O Maior Espetáculo da Terra”a gente aprendeu a ver circo em cinema no gigantismo do Riling & Barnum& Bailey de Cecil B.De Mille (Oscar de 52). Mas se o circo, como espetáculo variado e tradicional está capenga nesse mundo de internet e tantas outras formas de diversão e informação, ainda assim há um fascínio no gênero e a gente atura bem o filme de Francis Lawrence (“Constantine”, “Eu su a Lenda”) com Reese Whiterspoon (pela segunda vez na semana, ela que é a beisebolista decadente na comédia “Como Você Sabe” de James L. Brooks), Christopher Waltz (galã perfeito desde que fez um nazista caricato em “Bastardos Inglórios”) e o jovem Robert Pattinson, o vampiro galante da série “Crepúsculo”, hoje tentando livrar-se do tipo apesar das meninas o preferirem a qualquer Laurence Olivier que apareça;
Os 3 artistas formam um triangulo amoroso que se conhece através da narrativa de um dos ângulos quando já velho(interpretado aí por Hal Holbrook). Ele conta a história toda. E a narrativa é tão obediente como as que nossas avós e babás contavam – e o cinema de boa gente em Hollywood filmava para quem ia sonhar na sala escura.
Por mais que se saiba que Reese, o vértice do triangulo, vai ficar com Bob, há motivo para se torcer pelo mocinho. Isto porque Christopher é o cara que todo mundo quer ver amassado ou queimado. Circo sempre leva a se pensar em incêndio na lona. Mas desta vez não acontece isto. A bicharada é solta e passeia pelas arquibancadas. E afinal os bichos fazem a festa. Especialmente Rosie, a elefanta. Ela faz a vez de cachorrinho amestrado. E só Bob Pattinson a comanda.
Bem, o filme é desses que a gente vai esquecer logo, mas que não enfada ao ver. Já é alguma coisa. Eu ando selecionando os meus programas fora de casa com a facilidade de se ver bom cinema em tela de TV. A paquiderme valeu. Pena que o seu palco, como cinema, não se assemelhe nem de longe ao seu tamanho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário