segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Cineastas Amadores

Eu filmei muito em 16mm, mas na minha época de amador nessa bitola o mais procurado era o filme em Super-8, herdeiro do 8 mm (largura do lendário “Círio, Outubro 1º” de Edwaldo Martins e JJ Paes Loureiro).
O Super-8 era barato e fácil de manobrar, exigindo menos fraquejo de fotógrafos. Aqui em Belém quem comandava a bitola era Alfredo Paes Barreto. Também Roberto Lobato da Costa deixou filmes do tipo: “Búfalos de Marajó”, “Belém Show” e “Pesquisa Urológica Entre Índios”(ele era médico urologista).
O filme “Super 8”(EUA,2011) de JJ Abrams com produção de Steve Spielberg focaliza esse tipo de cineasta amador rodando a sua ficção quando acontece um grande desastre de trem e eles inadvertidamente descobrem que na pequena cidade onde moram há um et gigante escondido, procurado pela milícia federal.
Roteiro (do diretor) típico dos anos em que decorre a ação. Todos os velhos chavões são ressuscitados e um “happy end” mostra que a família é o elo mais forte, elemento que Terrence Malick atendeu com muito carinho no seu “Árvore da Vida”.
Vi no filme o passado que vivi. Talvez nem tenha sido o de Abrams, que só tem 44 anos. Mas foi de Steven Spielberg com 20 na frente do colega. O artesanato é retrô, a ação esbanja fantasia e o et está mais para o de Spielberg, apesar do tamanho, enfrentando o menino-galã cara a cara para desistir de ameaçar a Terra e seguir de volta a seu mundo de origem.
Eu contei a história, mas acho que não fiz mal. O melhor da brincadeira é mesmo a capacidade de reabrir um baú de memórias. De novo apenas a presença da jovem Elle Fanning(hoje com 12 anos) irmã mais nova de Dakota FanningI( de “A Guerra dos Mundos” por Spielberg). Bonitinha sem jamais parecer ordinária. Vai longe.

Um comentário:

  1. ATENÇÃO PRODUTORES / CRIADORES DE FILMES, CURTAS, VÍDEOS, ANIMAÇÕES E CORPORATIVOS:

    Empresa Global de Comunicações realiza inscrições de Produtores/Criadores de Filmes & Vídeos (Curtas, Animações, Corporativos, etc..) para Seleção, Concurso e eventual Comercialização de seus trabalhos.

    A inscrição é gratuita e pré-requisito para a participação dos envolvidos nos eventos citados a serem realizados constantemente em datas previamente definidas.

    Garanta Sua Vaga e Mostre Sua Arte!

    Contatos pelo Email: [email protected]

    ResponderExcluir