segunda-feira, 29 de agosto de 2011

A Vida como em Cinema


“Amor à Toda Prova”(Crazy, Stupid Love/EUA,2011) não é doido e estúpido como diz o original e tampouco se exibe como um tratado sobre o amor. Se for visto como uma comédia romântica, dessas que hoje faturam poucos pontos abaixo dos blockbuster de mais de 100 milhões de dólares, ganha dianteira. E nem é por culpa do roteiro ou do argumento. Quem carrega a trouxa é o elenco, muito afiado, e a direção da dupla Glenn Ficarra e John Requa (os sobrenomes soam em português como piadas). Eles conseguem que a gente não só acompanhe das peripécias amorosas de pelo menos 6 personagens como se divirta bastante. Isto sem que a narrativa caia de amores pelo humor fácil de trapalhadas de alcova ou pinte algumas figuras de tons melodramáticos (e há por onde fazê-lo).
Tudo começa quando a esposa de mais de 20 anos diz ao marido(ele dirigindo um carro, de noite) que quer se divorciar pois “até já transou com um colega de trabalho”. Daí em diante ele tenta sair da fossa paquerando quem lhe dê bola, auxiliado por um paquerador emérito, e o filho mais novo, um garoto de 13 anos, declara-se apaixonado pela babá que, por sua vez, declara-se, intimamente, apaixonada pelo patrão. Como se não bastasse, a filha mais velha do divorciado passa a namorar o “professor de paquera”. Toda esta confusão ganha terreno numa espécie de apoteose, com direito a um apêndice moralista na formatura do garoto gamado.
Steve Carrel com a cara de pau que lhe dá espaço na comédia pinta bem o tipo que lhe dão. Julianne Moore tem pouca chance, mas cumpre o estereotipo da separada que pede pra voltar. Mas é o moleque Josh Groban quem rouba a cena com a idéia de que a babá três anos mais velha é a sua “alma gêmea”.
Tudo podia dar em um ridículo atroz. Mas saiu um filme bem divertido. Prova de que o cinema é uma arte complexa onde bons assuntos naufragam e maus emergem do mar de expectativas (da platéia). A mim valeu até porque vi o filme em sessão de 11,35 e guardei a fome como não olhei para o relógio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário