terça-feira, 28 de outubro de 2014

O Novo Dracula


Drácula de Tod Brownin com Bela Lugosi foi um dos filmes que deu dinheiro â Universal no tempo em que comandava o estúdio o filho do dono da empresa, Carl, Leammle Jr. Este dono de estúdio (mesmo temporário, ganhando o posto como presente de aniversário do pai) caçou os monstros da literatura indo da Criatura De Frankenstein de Mary Shelley ao Dracula de Bram Stoker (passando pelas lendas de Lobisomem e do Homem Invisivel alertada por H;G. Wells).

Dos anos 1930 para cá Drácula vestiu as caras de muita gente. A melhor. A meu ver, foi a de Christopher Lee na série da Hammer Films (Inglaterra). Agora, na onda revisionista tão de agrado à juventude que detesta figurinos antigos, chega um Dracula que se diz na origem, ou o Principe Vlad da Transilvânia que na luta contra os turcos vende a alma ao diabo. No caso, o poder do cão leva-o não só a trocar vinho por sangue como a dominar morcegos a ponto de destruir exércitos inimigos.

Vlad existiu mesmo e se notabilizou por empalar os derrotados em suas  guerras. Metia uma vara no rabo do inimigo que saía pela boca. E fazia um jardim de corpos nas suas terras. Se passou a beber sangue é por conta da lenda. No filme atual, dirigido por Gary Shore, ele só acaba vampiro por não resistir na bebida de sangue e chegar a ponto de sugar a jugular da amada. É um mocinho da trama, simpático até por ser um bom exemplo de pai de família.Mas o roteirista não deixa um final dramático com Vlad Dracula morrendo à luz do sol. Dá uma sequencia em que se vê o distinto no mundo moderno assediando a reencarnação de sua mulher. Será a deixa para uma continuação ? Ou um modo de eclipsar um final pouco popular ?

            “Dracula,A Historia que não foi Contada”” é o tipo do filme comercial de hoje. E sai da mesma Universal que trouxe Lugosi às telas. Na verdade puro oportunismo. E a gente se mete em fila de cinema para ver. Melhor, muito melhor, caçar esse tipo de filme na internet. Dãoloude nele!

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário