terça-feira, 21 de julho de 2015

A Familia de Scola


Revi “A Familia”(La Famiglia) de Ettore Scola. Foi reeditado agora em DVD. Vittorio Gassman é a figura que narra a sua vida desde o berço, começado o filme com um retrato dos familiares. Ele conta as brigas de pai com mãe, de sua relação com o único irmão, da adolescência, e da idade madura quando se apaixona por quem vai ser sua cunhada. Rapidas sequencia, muitas personagens que chegam,  até que alcance a velhice.

               O filme omite muito da historia italiana que corre em paralelo. O período fascista por exemplo, com os estragos da guerra, fica resumido em poucas falas. E a reconstituição do país, a influencia norte-americana, as diversas crises econômicas, tudo passa ao largo. Insuficiente também no esquema afetivo, dando a impressão de que o corifeu sofre de amnésia.

               Scola foi excelente em “Nos que nos Amávamos Tanto” e muito bom em outros filmes. Seu titulo mais novo, “Que Estranho se Chamar Federico” foi uma homenagem pífia a seu colega Federico Fellini a quem ele conheceu quando jornalista.

               “A Família” só não é pior do que “O Jantar”, outra reunião de tipos excêntricos.

              

Nenhum comentário:

Postar um comentário