sexta-feira, 3 de julho de 2015

Porre de Cinema


    Atendo a quem me pede para tratar de filmes sobre bêbados, especialmente "Vicio Maldito". Aí vai:
Há filmes emblemáticos sobre o alcoolismo: “Farrapo Humano”(Lost Wekend/EUA, 1945) de Billy Wilder a partir de uma historia de Charles R. Jackson “Vicio Maldito”(Lost Weekend/EUA, 1962) de Blake Edwards de um roteiro de J. P. Miller e o brasileiro “O Ébrio”(1945) de Vicente Celestino & Gilda de Abreu(marido e mulher).
          Ray Milland procurou uma garrafa que escondeu no patamar de seu prédio para que a mulher dele, Jane Wyman, não visse. Milland chegava ao delírio, vendo “coisas”. Ganhou o Oscar do ano assim como o seu filme e diretor.
          Jack Lemmon disputava a bebida com Lee Remick ao som da canção que fez sucesso e ainda hoje é lembrada quando se trata de musica de filme (“Dias de vinhos e rosas” de autoria de Henry Mancini. A musica levou um Oscar e Lee um Globo de Ouro e um Bafta(premio inglês)junto a Lemmon.
          E Celestino compôs a musica e escreveu a peça teatral com a sua mulher. Gilda de Abreu dirigindo tudo(peça e filme). Chegou a representar aqui em Belém, na Festa de Nazaré, no então Cine Moderno. O filme fez enorme sucesso. Melodrama total é lembrado com o personagem embriagado recebendo a ex-esposa, agora sem companheiro e sem dinheiro. Ela se ajoelhava diante dele pedindo perdão(pois fora a causa de sua desgraça, um medico bem sucedido que sucumbia à traição amorosa da cara-metade e aos roubos dos amigos). Respondia Vicente : “-Eu disse que perdoava mas não disse que reconciliava”.
          Claro que muito mais bebida foi, derramada em celuloide. Mas os títulos citados pediram guarida em minha memória. Todos existem em DVD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário