quinta-feira, 30 de julho de 2015

Os Melhores Filmes do Semestre


Está cada vez mais escasso o numero de bons filmes a se cotar no balanço dos melhores do período. Em meus tantos anos de cinemania nunca fui tão pouco ao cinema. Os filmes que mais me impressionaram no primeiro semestre de 2015 foram, em maioria, estreados nas salas especiais. Mas não são muitos. Anotei, na ordem de exibição,”Olhos Grandes”, “Selma”, “Teoria do Tudo”, “Jogo da Imitação”, “Birdman”, “Para Sempre Alice”, “Relatos Selvagens”,Mad Max Estrada da Furia”, “Minhas Tardes com Marguerite”, “Azul Nem Tanto Rosa”,”O Sal da Terra”, “Divertida Mente” e “2 Dias e Uma Noite”.

               Se a conta for dos piores há inflação de nomes. Vi agora “Pixels”. Um sacrifício ir ao cinema, pegar ar condicionado descontrolado na cabeça, sentir o cheiro de pipoca do vizinho de poltrona(sem poder mudar de lugar porque é a numerada que se escolheu) e ver o filme em 3D com uma lâmpada insuficiente. Isto e mais o besteirol da realização, com Adam Sandler de ator e produtor, ou seja, o burro puxando a carroça.

               Cinema hoje é na internet (download) e ainda nas locadoras & lojas de dvd & bluray. Com isso os piratas se esbaldam. Mas eles endereçam seus produtos aos Adans Sandlers que gostam de dublagem. Quase tudo é estilo moviecom, ou seja, com as falas em português que na maioria das vezes mete pena.

               Por isso é que ontem vi pela primeira vez um melodrama de 1920 dirigido por David Griffith: “ Way Down East” vendido como “As 2 Tormentas”. Duas horas e meia de linguagem dinâmica, com suspense de deixar inveja aos filhotes de Hitchcock. OK filme mudo. Mas como dizia Chaplin (e por aqui o mestre Chico Mendes), cinema é imagem em movimento.

3 comentários:

  1. Dr.Pedro sua lista é um panorama do que foi exibido no primeiro semestre alem do circutito comercial te as sessões no libero e estação tivemso o festival de cinema europeu, o varilux e a semana francofonica

    ResponderExcluir
  2. os meus melhores em odem de 1 a 10:

    Vidas ao vento
    Ida
    Relatos Selvagens
    O amante da Rainha
    O Investigador;
    De cabeça Erguida
    O critico
    A vida dos peixes
    O que tras boas novas
    Azul e naõ tão rosa.

    ResponderExcluir
  3. Grande Pedro Veriano, como você sinto muita falta do grupo Cine arte. Agora, que a internet é uma benção, eu devo dizer que é. Baixei o Popcorn e assisti o excelente Lunar e Primer, dois bons filmes de ficção científica.

    ResponderExcluir