terça-feira, 14 de julho de 2015

Ilustre Encolhido

A chegada do filme “ Homem Formiga” leva à lembrança “O Incrível Homem que Encolheu”, um grande filme B do prolifico Jack Arnold. Nele, o personagem interpretado por Grant Williams (ator que morreu cedo) pegava uma nuvem radioativa e ia diminuindo de tamanho sem perder as faculdades mentais. Há sequencias marcantes. Uma delas: quando ele começa um tratamento para estancar a sua involução e está conversando com uma rara amiga de seu porte, uma anã de um circo. Em dado momento ele percebe que ela está maior do que ele. E sai correndo desesperado: “-Voltou, voltou”. Mas de todos os momentos que ninguém esqueceu está o final, quando o encolhido está menor do que uma bactéria, passa pela grade do porão de sua casa, e vê as estrelas como se estivessem mais perto. Pensa (e a gente ouve) que apesar de cada vez menor ainda raciocina. E segue o aforisma de Descartes: “Penso,logo existo”.
               Jack Arnold ganhou uma homenagem no Festival de Cannes e, já doente, movendo-se em cadeira de rodas, respondeu a quem lhe indagou o motivo da produção não mostrar o processo revertido e o encolhido crescendo. Disse com ênfase: “Isto só aconteceria sobre o meu cadáver”.

               Foi o filme que celebrizou  Arnold. E pediu vaga entre as melhores “sci-fi”. Ali o homem encolhia e o intelecto subia. Não se pode dizer o mesmo de um super-herói da Marvel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário