quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Fora do Alcance

               Quem viu “O Preço de um Homem”(The Naked Spur/1953)de Anthony Mann vai achar pontos de contato com este “Fora do Alcance”(Beyond the Reach) de Jean-Baptiste Leonetti, filme do ano passado e esquecido dos cinemas de Belém. A diferença é a pontuação da crueldade: Michael Douglas faz um milionário que se lança à uma caçada no deserto de Monjave, contratando um jovem experiente no assunto. No cenário ele mata um idoso habitante da região. Seria fruto de um tiro acidental. Mas logo o homem s revela um caçador de gente, um louco que passa a colocar como presa de caçada o próprio ajudante. Obrigando o rapaz a andar pelo deserto sem roupas (especialmente exigindo que ele esteja descalço), a saga patológica do sujeito chega a limites que desafiam a capacidade do rapaz em driblar armadilhas para sobreviver.
               Claro que o argumento não se detenha num espaço critico. O fim pode ser percebido. Mas a longa e cruel caçada impressiona. Filmado em locação expõe Douglas a um papel anômalo em sua carreira, pior do que o Robert Ryan no filme de Mann.

               Bom trabalho do novato Jeremy Irvane (premiado em Cannes por “Male Revelation”). E  de direção. O que estraga é mesmo o argumento plausível. Mas se o objetivo foi prender a atenção da plateia tudo OK. Vi tarde da noite em DVD e não dormi.

2 comentários:

  1. A versão original, da década de 70, com Richard Basehart (Almirante Nelson / Viagem ao Fundo do Mar) ainda é melhor.

    ResponderExcluir
  2. Comecei a assistir uns 20 min pro final começou a chover e travou estou curiosa para assisti o fim...Alguem me diz por favor 😢

    ResponderExcluir