sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Mudança de Panorama


               Em 1972 o Cine Clube APCC corria forte pelos espaços do Cine Guajará(Base Naval), Grêmio Português, auditório da Faculdade de Odontologia e sede social da AABB. Eu anunciava os programas na minha coluna em “A Província do Pará”. Mas faltava “O Liberal” que assumia “A Folha do Norte”. Fui com Luzia e Edwaldo Martins falar com Romulo Maiorana, que havia comprado “A Folha...” e assumira também “O Liberal”. Fomos atendidos. Luzia, que na época só arranhava datilografia mas já era “cinemaniaca”(e não podia deixar de ser como minha “cara metade”), assumiu o posto. O próprio Romulo chamou a coluna que ela dominaria como “Panorama”, abrindo espaço não só para cinema mas outras manifestações artísticas.

               Em 42 anos Luzia escreveu muito. Fez não só criticas de filmes mas reportagens até de fora da área de cinema. Atualmente fazia também artigos sobre politica (pois é doutora na especialidade) no mesmo jornal. Pois apesar desse tempo e currículo foi despedida do emprego (apesar  de  exibir carteira assinada pelo próprio Romulo).

               Como estamos no mundo da comunicação  virtual, onde até o então clássico “Jornal do Brasil”deixou o papel, é certo que Panorama volte agora pela internet. Mas o lado humano da coisa fica na dor de uma espécie de ingratidão. Eu sofri isso quando “A Provincia...”acabou. Fiquei até sem os últimos salários. Nem “até logo”.

               Nos blogs e sites podemos escrever o que desejamos sem medo de ferir susceptibilidades. Por aí será o panorama de Luzia daqui para frente.

 

2 comentários:

  1. Pedro,

    Confesso que é com tristeza que recebo a notícia, pois o encerramento da coluna significa o fim das críticas de cinema na imprensa escrita local, já que, não há absolutamente um espaço semelhante ao desenvolvido por Luzia em nossa cidade.

    Na verdade, Pedro, a derrocada da antiga coluna Panorama evidencia o real panorama cultural do Pará e da nossa querida Belém. (...) Um panorama desalentador e de ruínas.

    Enfim, apesar de não conhecê-los pessoalmente, apesar de já termos cruzados inúmeras vezes nas salas de cinema do antigo circuito cinearte, peço que envie minha solidariedade a Luzia.

    Abraços!

    Carlos Lira

    ResponderExcluir
  2. Prezado Carlos Lira, obrigada pela solidariedade neste momento em que sentimos o fechamento de um espaço como Panorama para, possivelmente, outra versão sobre cinema, com outro panorama, pois, você deve entender, uma justificativa de demissão por "reestruturação" do jornal converge para essa evidência. Os novos parentes, com certeza, têm sua ideologia cultural própria que deverá permear a visão que se aproxima. Mas estou "inteira" e continuarei no meu Blog da Luzia (passe por lá). O mais difícil é absorver a decepção. Mas quem estudou Marx tem presente que estes momentos de crise aproximam alguns elementos para a avaliação da mercadoria e reavaliação do que resta. Abraço.

    ResponderExcluir