segunda-feira, 25 de julho de 2016

Meus filmes

No dia 9 de Agosto de 1951 ganhei de presente de aniversário uma filmadora 16mm para 50 pés de marca Bell Howell. Era um “brinquedinho” tal o tamanho e o modo como se encaixava o filme, um magazine da exígua dimensão. Quando meu pai foi comprar a câmera o dono da loja de fotografia achou que ele devia comprar também um fotômetro. O problema é que não sabia manejar fotômetro. Minhas fotografias fixas com uma Rolleiflex de meu irmão eram moldadas na luz do sol. Eu sabia que o diafragma em f-16 ou f-11 dava foco na luz natural e ainda fazia profundidade de campo. O que eu passei a filmar foi por intuição e mais tarde por ensinamentos de Fernando Melo, mais tarde câmera dos filmes de Libero Luxardo, então dono de uma oficina que revelava filmes e consertava projetores(as minhas maquinas pregueiras era freguesas). Nunca aprendei cinema (técnica) em livros. Fiz tudo na marra, perseguindo a luz que hoje me lembro em tom de poesia.
                Fiz filmes com a Bell Howell depois com uma câmera maior (para 300 pés) que meu irmão tinha embora não fosse fã de cinema (era, sim, curioso de tudo). E  pouco usei tripé. O normal era câmera na mão, com travelling que ficava entre meus passos e no meu carro, eu dirigindo com uma das mãos e segurando a filmadora com a outra mão.

                Chamava minha “produtora” de Eldorado. E ainda é assim, com o vídeo. Conto detalhes no livro “O Medico Direito e o Monstro Cinematográfico” que minha família produziu e deve ser lançado neste agosto que está chegando. O Direito era como me chamavam quando exercendo a medicina, lembrando Direito Alvares, o mano doutor. O Monstro é aquele que usa o cinema como hobby. Ou paixão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário