segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Tarde Demais

“Tarde Demais”(The Heiress/EUA,1948) veio de um livro de Henry James,(1843-1916)escritor americano que foi muito explorado pelo cinema. Pelo menos duas obras-primas eu vi com base em seus trabalhos: “Os Inocentes”(The Innocents/1961) baseado em “The Turn of the Screw”, e este que ora volta para a Sessão Cult do Cine Libero Luxardo.
O foco é sobe uma jovem considerada feia, tímida, filha de um medico rico (havia disso nos EUA do século dezenove) que é, num baile, assediada por um jovem desempregado mas de origem aristocrata. Ela que se julgava incapaz de manter um romance apaixona-se pelo rapaz. O pai logo percebe que se trata de um “caça dote”. E pressiona a filha, edificando um relacionamento ruim. O fim da historia não merece que se conte. Mesmo porque o filme, dirigido pelo mestre William Wyler de um roteiro de Ruth e Augustus Goetz (eles escreveram também “Perdição por Amor”(Carrie) que Wyler também dirigiu e foi outra obra-prima, encerra com uma sequencia antológica. Nos papeis principais Montgomery Clift e Olivia de Havilland mostram talentos que a gente conhece mas, ainda assim, se espanta com a criação de tipos que James aplaudiria. E ainda tem Sir Ralph Richardson como o pai da herdeira, um veterano muito respeitado do teatro inglês.
A exibição por aqui prende-se ao centenário de Olivia, hoje residente em Paris na casa de uma filha. É a sobrevivente de clássicos do cinema,incluindo “...E O Vento Levou”.

Programa que faz jus ao termo que justifica o nome da sessão: cult(cultuado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário