quarta-feira, 31 de agosto de 2016

A Comunidade

Á Comunidade”(Kollektivet/Dinamarca,2015)é o novo filme de Thomas Vinterberg, egresso do movimento Dogma 95. Liberto do vicio desse estilo que pregava uma filmagem em plano-sequencia sem artificio técnico(uma espécie de reportagem fílmica) o diretor aborda uma peça teatral de sua autoria e trata de forma direta um drama especialmente humana.
A famosa apresentadora de telejornal Anna (Trine Dyrholm) convence o seu marido, professor universitário Erik (Ulrich Thomsen) que a casa herdada de seu falecido pai deve se tornar uma tipo de comunidade. Apoiado pela filha Freja (Martha Hansen), o casal convida amigos para participar do experimento.Chega até mesmo a abrigar um estranho e o grupo passa a se reunir em uma espécie de assembleia onde discute as diversas formas de regir o empreendimento.
A comunidade, como o falecido Dogma 95, vai andando até que Erik dê trela à uma aluna com idade de ser sua filha. Logo se forma um casal e o adultério do praticamente diretor do grupo de moradores passa a espelhar a falibilidade da primitiva idéia e comecem as debandadas.
O miolo da historia condena uma forma de comunismo. Prega a heterogeneidade da pessoa humana e com isso a incapacidade dela viver bem em comum acordo com parceiros. Dentre as desavenças cabe um primeiro lugar ao sexo. No patamar freudiano rola a instabilidade do casal Erik & Ana e não satisfeito segue Freja num relacionamento que se pode questionar.

Excelentes desempenhos aproveitados em uma edição que joga bem com os planos próximos e médios além de uma prudente movimentação de câmera, fazem esquecer a origem teatral e registrar o melhor cinema. Ainda bem que foi este o cinema que Vinterberg achou depois de sair da ideia do colega Von Triers e fazer um filme denso como “A Caça”(Jagten) e agora este “Comunidade” que está anunciado em sala comercial de Belém mas eu duvido que chegue a estrear em nossas salas de shopping sempre ocupadas com bockbusters.

Um comentário:

  1. Sabem aquele ditado popular, que diz que amigos e a familia que escolhemos? Esse filme dinarmaques leva a serio isso . Um casal com uma filha adolescente resolve comprar uma casa e convidar amigos.para com eles morar e tudo compartilhar . Alguns conflitos aparecem nesse modelo familiar que acaba afetando a todos.

    ResponderExcluir