sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

O Apartamento

Candidato  ao Oscar de filme estrangeiro, “O Apartamento”(Forushande/Irã,2016) é mais um filme denso do diretor de “A Separação”, Asghar Farhadi. No roteiro um casal se muda para o pequeno apartamento de um amigo quando o seu está prestes a desabar. O problema é que o lugar havia sido ponto de uma prostituta e a esposa do novo habitante é atacada por um homem que procura sexo. O marido dela, ator e professor, encontra o sujeito e se vinga. Um drama familiar que é tratado numa linguagem simples, com excelente direção de arte, e desempenhos corretos de atores como Sahab Hosseini e Taraneh Alidoosti.
Espanta quem sabe da censura existente no Irã, onde as mulheres muçulmanas não tiram véu da cabeça, com a trama avança em dramaticidade que não deve ser de agrado do regime dos aiatolás. Mas assim como em “A Separação” Farhadi vai fundo no enfoque de pessoas simples de famílias bem organizadas. E desta vez faz um paralelo entre o que se passsa na vida de um ator com o que ele faz no palco em uma peça norte-americana. Um close de Hosseini se maquilando para entrar em cena no teatro, depois de ter submetido à tortura o homem que quase mata a sua mulher, é muito sugestivo. Ele, tido como pessoa pacata, está em vias de perder a esposa por quem tanto lutara e ver seu lar destruído como o foi na parte material quando foi obrigado a se mudar.
                Um bom filme que certamente só será visto aqui pelos investigadores da internet e/ou no Libero, a sala alternativa que está suprindo o belenense de cinema adulto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário