quarta-feira, 27 de julho de 2016

Pickpocket

“O Batedor de Carteira”(Pickpocket/1959) foi feito depois de “Um Condenado a Morte Escapou”(Un Condamné à Mort S’Echappé/1958). Marca a mudança de estilo de Robert Bresson(1901-1999) cineasta que encantou o pessoal da Nouvelle Vague a ponto de Godard chama-lo de “o cinema francês” como Dostoiewski seria “a literatura russa’.
Mesmo antes de títulos como “Mouchette” o diretor exibia uma forma lenta e “per cause” detalhada de seu trabalho. Em “Pickpocket”teve até um técnico em bater carteiras como auxiliar. São muitos os planos de mãos adentrando bolsas e bolsos no roteiro de Marcel(Martin LaSalle), um homem triste, sem horizonte(emprego), distante do amor de Jeanne(Marika Green) e mesmo da mãe moribunda(Dolly Scal). O ato de roubar faz parte de um quadro psicológico, o único modo de buscar a felicidade(roubando-a).
                O filme só me pareceu vulnerável no acompanhamento da narrativa em primeira pessoa. Quando Marcel diz que a sua mão tremia lendo um jornal num transporte coletivo na verdade não se vê isso. E por aí chegam descrições de atos que a imagem tem a obrigação de traduzir. Também o figurino se exaure no paletó escuro do personagem que jamais é mudado.Será que Bresson quis dizer que Marcel é imutável como aliás é a sua expressão de sofrido ?
                O final pode parecer abrupto, mas enxuga um terreno propicio ao melodrama. O espectador sai do cinema pensando em como ficará a vida do batedor de carteiras depois de uma temporada na prisão e sabendo que a sua amada é agora mãe. Como em “Um Condenado...” não importa saber detalhes de um destino. Basta dizer que o do primeiro filme “escapou”.

                Rever Bresson é sempre salutar. Aliás, muitos jovens espectadores locais desconhecem a obra do artista. E a ele se deve o espirito da “nouvelle...”, sem jamais aderir ao malabarismo formal ou ao afastamento das emoções na plateia.

Um comentário:

  1. Otimo filme uma pena que o projetor do Olympia estava com defeito no dai que fui, imterrompia a exibição toda hora

    ResponderExcluir