terça-feira, 24 de abril de 2018

Adeus Lenin


                “Adeus Lenin” é um dos melhores filmes alemães da fase pós-expressionismo que me foi dado a ver. Com roteiro do diretor Wolfgang Becker e mais Bernd Lichtenberg e outros 3 colaboradores trata de uma senhora mãe de um casal de filhos que sofre um ataque cardíaco na Alemanha Oriental, época em que a capital alemã estava dividida e a parte dominada pela URSS vedava comunicação com a outra administrada pelos aliados na 2ª Guerra, entrando em estado de coma e que o filho Alex (Daniel Bruhl) começa a produzir um cenário para que ela, fanática do regime comunista, não sinta que o país foi unificado, o muro que separava as duas Berlim caiu, e até o dinheiro é o usado no ocidente.
Com atores afinados, especialmente Daniel, o filme mantem um ritmo sempre agradável de se acompanhar a trama, com todo o arsenal técnico funcionando para manter a ficção nos parâmetros de realidade histórica.
Duas sequencias merecem destaque: quando a doente consegue sair do leito e ganhar as ruas da metrópole que desconhecia, vendo, nesse momento, uma estatua de Lenin transportada por um helicóptero e num plano médio ela parecendo apontar para a personagem que se espanta com tudo o que vê.  Outra sequencia é quando as cinzas da matriarca são transportadas pelo filho num foguete para que se espalhem  no espaço.
É importante observar como o roteiro escapa do melodrama que persegue a historia e consegue dar um quadro dramático que enfatiza a situação politica da Alemanha do final do século passado. Como o diretor é um dos roteiristas diz-se que se trata de um magnifico “filme de autor”.
Excelente ideia de exibir este grande momento do cinema alemão na UFPA.




Nenhum comentário:

Postar um comentário