segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Cartazes Extras

                “Yema” (Mãe)é um filme argelino que deve chegar ao nosso Cine Olympia. A linguagem desafia a paciência do espectador. Lento a casar com a aridez do cenário, conta o drama de uma senhora com o marido desaparecido na guerra, um filho morto que ela enterra, outro que a ajuda mas procura sempre impor sua autonomia na pequena fazenda onde vivem, e ainda um outro que chega de uma batalha com a bala na perna e precisando de cuidados, como morfina para a dor que sente, e que não sensibiliza a “yema”. Além disso ela tenta criar um bebê que “sobra” do conflito armado.
                Crueldade ao ponto de saturação alia-se ao relato frio que Djamila Sahraoui , assinando a direção, emprega. É o tipo do filme de festival (esteve na mostra de Veneza em 2012). O grande publico deve odiar, mas é importante        
                Ainda no Olympia dois programas dignos: “O Menino e o Mundo”, animação nacional que chega ao páreo do Oscar, lembrando “O Quarto de Jack” na historia de um garoto que se mete a conhecer o mundo saindo de seu espaço natal. E o filme alemão “Duas Irmãs e Uma Paixao”de Dominik Graf, este bem acessível às plateias medianas, com a trama focalizando o romance das moças do titulo com o poeta Schiller, começando quando ele não é conhecido, aparecendo para pedir informações por onde anda. A narrativa direta e os atores bem dirigidos conseguem construir um melodrama a lembrar o melhor de um Douglas Sirk.

                Os programas foram selecionados pela ACCPA e junto ao que está no Libero Luxardo salvam as semanas de cinema em Belém. O que paira nas salas de shopping são produtos modulados pela bilheteria americana e no caso de nossa cidade dão rasteira em filmes de bom nível que os mesmos circuitos exibidores lançam em outras cidades do país, muitas do norte como Manaus e S.Luís.

Nenhum comentário:

Postar um comentário