terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Em cartaz

                               O mundo já acabou tantas vezes nas telas de cinema que a gente já se acha um alienígena, ou um Wall E. Agora mesmo foi uma tal de “5ª Onda”, na verdade um tsunami de mediocridade bem longe de outros apocalipses como “Os Últimos 5(Five), “O Planeta dos Macacos”(Planet of the Apes-o primeiro exemplar da franquia), e especialmente, posto que foi a vez a Terra fritar “O Fim do Mundo”(When Worlds Collide), filme produzido pelo mago George Pal que Steven Spielberg queria (ou quer)refilmar.
                “O Bom Dinossauro”(The Good Dinosaur) é um retrocesso da PIXAR. E não podia deixar de ser depois do genial “Divertidamente”(Inside Out). Aqui os bicharocos antediluvianos estão ombreando com os colegas de “A Era do Gelo”, mas sem a simpatia daquele bichinho(dizem que é guaxinim ou o nosso quati). No começo pensa-se que o roteiro vai enfatizar a destruição da espécie com a teoria de que um meteoro sepultou os animais gigantescos. Mas uma historinha boba segue as personagens e nada faz lembrar a inventiva da turma que a mando de Pete Doc vislumbrou meses antes os meandros da cuca, acompanhando uma amizade da Alegria com a Tristeza desde que a primeira comande as ações( e a trama perdoa por o titulo brasileiro “Divertidamente”posto que ele é mesmo uma diversão na mente –de quem age e vê).
                Sim, há uma versão nacional de “Os Dez Mandamentos “guinchada da televisão com o aval do “bispo” Macedo (IURD). Os fiéis desse culto chegaram a comprar ingresso com antecedência. Isso quer dizer que Macedo pode patrocinar versões nacionais de outros livros da Biblia. Nada contra, pois sempre tentamos um cinema industrial por aqui.
                E quem viu “Spotlight” e achou forte a acusação à imprensa e aos padres católicos pedófilos vai virar estatua de pedra se conseguir ver “O Club”(El Clube) filme chileno & argentino em que se mostra um grupo de sacerdotes criminosos (o celibato leva-os a atitudes criminosas) ilhados e investigados como responsáveis pelo suicídio de um colega. Uma abordagem corajosa de um fato que os realizadores dizem ter sido real. O filme chegou a ser exibido no sudeste. Aqui só se for nas salas especiais.
                E estreia “O Regresso”(Revenant) o favorito dos próximos Oscar(especialmente Leo Di Caprio como ator principal). Ver em tele grande é obrigação do cinéfilo que conseguiu olhar em tv (download). É uma senhora superprodução.


                  

2 comentários:

  1. Dr.Pedro seu comentario sobre Os Dez Mandamentos, foi o mais sensato e sem preconceito que ouvi

    ResponderExcluir
  2. Prezado Pedro,

    Assisti O Regresso ontem e achei o filme bom, porém não chega a ser excelente, como tem sido dito por parte da crítica mundial.

    O trabalho de fotografia é fantástico, na verdade a melhor coisa do filme; melhor que o trabalho de DiCaprio, inclusive.

    Por sinal, DiCaprio está bem no papel, mas Hardy é o melhor ator deste filme. O novo Max rouba todas as cenas em que está com Leonardo.

    Iñárritu continua marrento, pensando que é melhor do que é de fato. Talvez por isso que se utiliza da câmera para mostrar sua desnecessária presença.

    Por sinal, a tentativa do diretor em transcender ao longo do filme, imitando Terrence Malick, quebra e enfraquece a narrativa.

    Mesmo com alguns defeitos, penso que vale muito ir ao cinema para experienciar esta jornada de retorno de Glass (uma verdadeira jornada do herói).

    Abraços!
    Carlos Lira

    ResponderExcluir