segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

De Volta ao Passado

                Na Maquina do Tempo
Cinema é mesmo a arte que desafia o tempo, a técnica que imortaliza o movimento e faz com que se veja e reveja interpretes hoje mortos quando vivos, saudáveis e muito falantes. E esta vivacidade projetada comunica ao espectador a ideia de um tempo passado. É como se quem vê esteja em um período paralelo, muitas vezes associado à primeira visão de um  filme.
                “Aviso aos Navegantes”(1950) foi lançado por aqui no cinema Olímpia exatamente há 65 anos. Eu havia descoberto o fascínio da chanchada vendo “Carnaval no Fogo”(1949) no Cine Ipanema, no Rio, em janeiro de 1950. Quando se anunciou a comédia carnavalesca seguinte, com os mesmos Oscarito e Grande Otelo, fui para a fila, formada adiante da porta do cinema, em dia de estreia. E na época a juventude só falou nisso. Na minha turma de colégio o forte era imitar Oscarito e  algumas piadas ainda hoje procedem como a sopa que ele e Grande Otelo fazem para a rumbeira da orquestra de Ruy Rey(Cuquita Carbalo) quando Otelo depois de botar até gasolina na formula diz que é bom botar nabo. Oscarito responde: “-Nabo não, nabo é muito forte”.
                A formula do gênero segue o que se viu em “Carnaval no Fogo”. E o diretor Watson Macedo engrossa o caldo a partir da apresentação do tipo vivido por Oscarito, no palco de um teatro em carrinho de bebê cantando a marchinha que ele gravou sobre querer mamar. Poucos anos depois eu vi no Teatro da Paz o Oscarito refazendo a sequencia do filme e cheguei a cumprimenta-lo no camarim com o amigo Agostinho Barros(por sinal um ótimo imitador do comediante da Atlântida, empresa de Severiano Ribeiro Jr que produzia os chamados “filmes de carnaval”(depois é que a critica apelidou de chanchada como termo pejorativo).
                “Aviso aos Navegantes” foi a mais rentável comédia do gênero. Marcou um tempo onde a ingenuidade mascarava os dramas do cotidiano. Revê-la é reconhecer isso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário