Quem conhece os primeiros filmes do belga Jaco Von Dormael
fica ansioso antes de ver o seu mais novo produto: “O Novíssimo Testamento”(Le
Tout Noveau Testament). Esta ansiedade pode abortar como de certa forma abortou
diante de “Sr Ninguém”(Mr Nobody),obra anterior que foi afogada na pretensão.
Eu vi agora “O Novíssimo..” e tenho como uma brincadeira com a religião(na
verdade todas as que acreditam em Deus).Como de habito no trabalho do diretor
belga a forma muito bem construída mas sem chegar a um denominador comum para
revelar no conjunto que se deseja uma critica ou simplesmente uma bem humorada
fantasia.
Segundo
o roteiro(do diretor como de habito) Deus tem mulher e filha e esta filha é
quem conta a historia. Insatisfeita com a distancia do pai, ela mexe no
calendário humano e revela o dia da morte de cada pessoa. Como se pode avaliar,
é o caos. Pessoas moribundas sabem que vão viver mais do que seus médicos ou
enfermeiros. Além disso, a moça revela a mãe como uma dona de casa triste(vê-se
ela encerando uma sala e tocando um disco de vinil com uma canção como de
habito nos filmes de Dormael). No fim de um relato da garota sabe-se que o pai
dela, ou seja, Deus, dito como belga(e cabe uma reclamação nacional na mesma
linha cômica: a de que Deus é brasileiro e foi Antonio Fagundes em filme de
Cacá Diegues) é preso num país oriental por não possuir documentos.
Como o
cineasta trata a trama, não poreja blasfêmia. Só para quem não sabe brincar e
se filia a certo fundamentalismo. Mas a ideia só vinga com a questão da morte
anunciada. E ela não é totalmente explorada. Fica no ar para quem quiser fazer
outro filme.
Jaco
Von Dormael tem duas obras-primas no currículo: “O Homem de 2 Vidas”(Toto,Le
Hero) e “O OitavoDia”(L’Huitième Jour) . Foram trabalhos premiados que tinham
sensibilidade a ponto de comover até quem não é dado a isso vendo cinema. Este
novo filme não deve chegar por aqui, exceto se alguma sala especial encontra-lo.
Mesmo aquém da capacidade do autor é trabalho de exceção.
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