quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

O Novissimo Testamento

Quem conhece os primeiros filmes do belga Jaco Von Dormael fica ansioso antes de ver o seu mais novo produto: “O Novíssimo Testamento”(Le Tout Noveau Testament). Esta ansiedade pode abortar como de certa forma abortou diante de “Sr Ninguém”(Mr Nobody),obra anterior que foi afogada na pretensão. Eu vi agora “O Novíssimo..” e tenho como uma brincadeira com a religião(na verdade todas as que acreditam em Deus).Como de habito no trabalho do diretor belga a forma muito bem construída mas sem chegar a um denominador comum para revelar no conjunto que se deseja uma critica ou simplesmente uma bem humorada fantasia.
                Segundo o roteiro(do diretor como de habito) Deus tem mulher e filha e esta filha é quem conta a historia. Insatisfeita com a distancia do pai, ela mexe no calendário humano e revela o dia da morte de cada pessoa. Como se pode avaliar, é o caos. Pessoas moribundas sabem que vão viver mais do que seus médicos ou enfermeiros. Além disso, a moça revela a mãe como uma dona de casa triste(vê-se ela encerando uma sala e tocando um disco de vinil com uma canção como de habito nos filmes de Dormael). No fim de um relato da garota sabe-se que o pai dela, ou seja, Deus, dito como belga(e cabe uma reclamação nacional na mesma linha cômica: a de que Deus é brasileiro e foi Antonio Fagundes em filme de Cacá Diegues) é preso num país oriental por não possuir documentos.
                Como o cineasta trata a trama, não poreja blasfêmia. Só para quem não sabe brincar e se filia a certo fundamentalismo. Mas a ideia só vinga com a questão da morte anunciada. E ela não é totalmente explorada. Fica no ar para quem quiser fazer outro filme.

                Jaco Von Dormael tem duas obras-primas no currículo: “O Homem de 2 Vidas”(Toto,Le Hero) e “O OitavoDia”(L’Huitième Jour) . Foram trabalhos premiados que tinham sensibilidade a ponto de comover até quem não é dado a isso vendo cinema. Este novo filme não deve chegar por aqui, exceto se alguma sala especial encontra-lo. Mesmo aquém da capacidade do autor é trabalho de exceção. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário