segunda-feira, 21 de março de 2016

Frances

Eric Bergen, Christopher De Wore e Nicholas Kazan(filho do diretor Elia Kazan)escreveram o roteiro do filme “Frances”(1982) , candidato ao Oscar de atriz para Jessica Lange- e uma das injustiças da Academia de Hollywood que preteriu um dos melhores desempenhos de atriz que eu consegui ver.
O filme dirigido pelo irregular Greame Clifford vai poder ser (re)visto agora(cinema e vídeo). Venceu o tempo. Verdade ou não a biografia da atriz Frances Farmer ganhou memoria no livro, na musica e na arte que a personagem abraçou: o cinema(não sei se no teatro, que ela privilegiava).
Frances desde muito jovem mostrou-se irreverente. Num trabalho escolar discutiu a presença divina. Simpatizante das ideias comunistas chegou a viajar para Moscou. Sua mãe sempre a vigiava e procurava mudar seu pensamento. Taxada de louca, subtraiu a terapia psicológica de então e chegou a ser interna por mais de uma vez em hospital psiquiátrico. Um livro escrito depois de sua morte, por câncer, aludiu uma lobotomia numa dessas internações. O filme endossa. Mas a verdade é que Frances sofreu muito com remédios para depressão e problemas familiares a começar com o despotismo materno. Mesmo depois de tanto sofrimento ainda fez cinema.
O filme tem uma linguagem linear que se fortifica a cada plano de Jessica Lange. Parecida fisicamente com Frances ela deixa que se veja e sinta o drama da personagem. É difícil ficar indiferente ao que Clifford filmou.Um belo filme que foi exibido nas salas comerciais de Belém em tempo hábil mas sem entusiasmo. É dessas raras produções que cresceram com o tempo.
Jessica Lange, que ainda atua aos    anos ganhou duas vezes o Oscar: por “Tootsie” e “Céu Azul”. Bons trabalhos mas inferiores ao “tour de force” de viver a sofrida Francis Elena Farmer.





Nenhum comentário:

Postar um comentário