domingo, 27 de março de 2016

O Enigma de Andromeda

Michael Crichton, falecido em 2008 aos 66 anos, foi um dos mais criativos autores de historias de ficção-cientifica. Seu “The Andromeda Strain”(O Enigma de Andromeda) foi a sua primeira novela e deu um filme importante de Robert Wise em 1971(houve outra versão em 2008 feita para a TV e disponível em vídeo no Brasil).
Basicamente é a chegada de uma força alienígena numa pequena cidade americana com uma radiação mortal. Investigadores do fenômeno acham apenas dois seres humanos resistentes:um ancião e um bebê. Mais tarde se sabe o motivo disso. Mas no processo investigatório passa uma visão de um laboratório modelar situado no subsolo de outra cidade, com o vazamento da radiação em uma hora.
Wise foi um diretor que fez de tudo. No gênero de “Enigma...”  fez o clássico “O Dia em que a Terra Parou” em 1951. Aqui, no filme que ora vai ser reapresentado em Belém (já não existe cópia em DVD), exibe uma narrativa dinâmica,ajudada por uma direção de arte eficiente e bons desempenhos de um elenco sem estrelas.
A historia lembra “A Aldeia dos Amaldiçoados”( The Midwich Cuckoos/1960)escrita pelo inglês John Wyndham e dirigida por Wolf Rilla. Ali também era uma comunidade atacada por ets, só que estes inseminavam mulheres pois preferiam viver no novo mundo com o físico capaz de suportar as características físicas do planeta.
Gosto muito dos dois filmes. O de Rilla ganhou até uma sequencia que, como da habito, foi inferior. Nos dois o “invasor” sucumbe aos humanos. Mas   a luta é árdua e em cinema ganha feição empolgante.




Nenhum comentário:

Postar um comentário