segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

O Regresso de Iñarritu


                Não é de espantar o Globo de Ouro para Leonardo DiCaprio em “O Regresso(The Divernant). Espanta o premio ao diretor Alejandro Iñarritu, vencedor do  Oscar ano passado por “Birdman”.É raro alguém ganhar premio norte-americano de cinema por dois anos seguidos. Mas eles procedem. “O Regresso”é um drama tenso sobre um caçador de peles atacado por um urso que é dado como morto pelos companheiros. O fato de terem matado o filho dele gera um sentimento de vingança que o alimenta , recuperando-o milagrosamente e dando margem à uma caçada ao outro caçador que não só matou o rapaz como abandonou-o no meio do mato afirmando que estava morrendo.

                DiCaprio maquilado de forma a se tornar quase irreconhecível faz um grande esforço físico para dimensionar o tipo rude que sustenta a historia. Narrado linearmente o filme é sempre tenso, aproveitando muito bem a locação e expondo uma direção de arte que recria o tempo exibindo inclusive o papel de tribos indígenas que combatem os caçadores.

                São mais de duas horas de tensão. Tom Hardy como o algoz do caçador ferido é outro a merecer premio. Já tem 10 em seu currículo. Pode (e deve)ir ao Oscar.

                Iñarritu tem muito mais trabalho do que em “Birdman”, apelando para segunda unidade de produção. Enfim, o filme salta no programa costumeiro de cinema comercial e não sai da esfera do blockbuster em apelo visual. Creio que vai chegar por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário