quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Candidatos a Oscar

                Dois filmes estrangeiros candidatos a Oscar ganham pelo que eu vi, dimensões esquecidas dos que pretendem a categoria majoritária da premiação. O húngaro “Corpo e Alma”(Testrol el lélekröl) de Ildikó Enyed , vê o romance entre um dos donos de um açougue e uma inspetora da carne que ele exporta, a partir de dois ângulos: ele um homem tímido por ter um defeito no braço(sem se saber o que causou) e ela uma jovem em estado pré-depressivo, e como outro ângulo, em contraponto, um casal de servos e uma paisagem nevada, de inicio vistos de longe, depois mais de perto, chegando a detalhes de seus corpos(closes). Tudo com razão de ser. Os tipos se aproximam com suas peculiaridades e no fim chegam a fazer sexo sem que as ultimas imagens indiquem um”happy end”tradicional (ela chegou a tentar o suicídio e depois de aceitar um romance pode amar a vida, sem que se veja expansividade – como os animais focalizados nos entre planos assumam uma reunião mais expansivas).
                O filme tem uma narrativa lenta, usa de todos os recursos de imagem pontuando a luminosidade e cores, a jamais se rende aos recursos tradicionais de “filmes de amor”.
                O outro titulo a competir na categoria de Oscar é “Desamor”(Loveless/Nelyubov) da Rússia dirigido por Andrey Zviagintsev. Aqui é um casal se dissolvendo, focalizando-se uma séria briga de marido e mulher depois da sequencia em que ela mostra a pretendentes a casa onde mora que é posta em aluguel. Todo o drama familiar é ouvido pelo filho menor, que se revolta e foge. O desaparecimento do menino não é logo focalizado. Veem-se os “ex” em outros encontros afetivos, aparentemente mais felizes com isso. Mas o sumiço do garoto os reúne junto à policia na busca por muitos espaços.
                O interessante é que não cabe ao roteiro ficar na intriga policial. Interessa os comportamentos dos pais do desaparecido. E obviamente o mundo em volta. Tanto que a primeira sequencia mostra o garoto andando pelo cenário nevado onde se vê galhos secos de arvores altas.Um brinquedo dele chega ficar num desses galhos. A imagem disso voltará no final mas não é para dizer por onde o menino andou ou está. O mundo dele é outro e não dos pais beligerantes. Isto é muito claro numa linguagem aparentemente linear, com ótimos desempenhos dos atores. Um filme bem feito, com imagens definindo os espaços dramáticos, e de fácil acesso a todos os públicos embora na superfície.

                Boas escolhas para a festa de fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário