domingo, 3 de abril de 2016

A Laranja Mecânica

   “A Laranja Mecanica”(A Clockwork Orange) , cartaz agora de uma Sessão Cult do Cine Libero Luxardo foi o filme que Stanley Kubrick fez depois de sua obra-prima “2001 Uma Odisseia no Espaço”. Outra vez viu o futuro, e se baseou no texto de Anthony Burgess, autor da serie de TV “Jesus de Nazaré’ dirigida por Franco Zeffirelli. No futuro, um jovem da classe média se divertia na explosão de violência atacando casas e violentando mulheres. Capturado, passa por um tratamento que consistia em “intoxica-lo” com a amostragem de cenas de violência expostas em filmes que teria de ver sem parar. O resultado era um homem frágil, incapaz de agir a agressores.
                O filme quase não chegava ao Brasil do governo militar. A Warner conseguiu que fosse exibido mas a censura vetou as cenas em que aparecem órgãos sexuais, usando bolas pretas por sobre as imagens. Gerou gargalhadas. Mas foi o jeito de Kubrick deixar que se visse seu trabalho. Por sinal que ele foi por anos proibido na Inglaterra.
                Um filme corajoso e bem “kubriquiano” em termos de narrativa. A vez de Malcom McDowell, o ator que depois faria um Calígula semi-pornô.

                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário