sexta-feira, 29 de abril de 2016

La Quinceañera

Richard Glatzer e Wash Westmoreland, eram gays casados, autores do sensível “Para Sempre Alice”,filme que deu um merecido Oscar a Julianne Moore. Eles fizeram em 2006 “Meus 15 Anos”(Quinceañera) ora na TV brasileira de assinatura(canal Max). Glatzer morreu ano passado. Este seu filme surpreende na forma como passa uma comunidade latina para a tela grande. Pensei que a produção fosse mexicana Até porque se banha no preceito cultural comum em filmes do México em tempos passados. Uma garota engravida sem ter feito sexo com o namorado. Masturbando-o ela deixou-se invadir pelo sêmen do colega de escola. Fato que a levou ao banimento pelo pai,um pastor atuante na igreja do lugar onde moram. O drama cabe nas vésperas do 15°aniversario dessa jovem e logo depois da festa  para a mesma idade de uma colega filha de classe mais alta. A nova “quinceañera” só queria que chegasse ao lugar das festividades em uma limusine. E depois de revelada a gravidez o pai recusa, até mesmo que ela permaneça em casa(vai morar com um tio-avô). Para completar o quadro dramático, um primo marginal, homossexual por ambição de ganhar dinheiro de homens ricos, também mora com o velho dono da casa e esta casa é ameaçada por não cobrir as despesas de aluguel.
                O filme é muito bem narrado e nesse ponto lembra os “cine boleros” da PelMex. Mas exibe excelentes desempenhos e com isso cativa o publico. É sempre sensível e por ai conseguiu ganhar prêmio em Sundance.
                Lembrei dos melodramas que faziam sucesso de publico nos anos 50. E fiquei pensando em quanto eles poderiam ser melhores se contassem com cineastas como os dois que fizeram esta produção “gringa”.
               



Nenhum comentário:

Postar um comentário